Anatomia
Sua morfologia corpórea pode ser resumida em três setores: introverto, tórax e abdômen. O introverto é composto pela cabeça, que é protegida por espinhos (escálides); o tórax é a parte superior do tronco, composto pelo abdome (região restante, mais inferior). Este último é circundado por uma armadura cuticular composta por uma placa dorsal, uma ventral e duas laterais. A cabeça, o pescoço e uma parte do tórax podem se retrair para dentro dentro desta estrutura placóide, a supracitada lorica.
Na extremidade do introverto está presente o cone oral, que reúne até 400 espinhos recurvados em nove anéis distintos, e que apresentam uma musculatura própria e devem servir para a sensibilidade e motilidade. O primeiro anel tem espinhos direcionados para frente (clavoescálides) e os outros para a parte posterior (espinoescálides), e se assemelham às ligações de um guarda-chuva.
Ademais, não há a presença de sistema circulatório ou endocrinológico, e são capazes de viver em zonas anóxicas devido à s suas mitocôndrias que atuam como hidrogenossomos, permitindo respiração anaeróbia. Muitas das larvas são acelomadas, com adultos dióicos pseudocelomados ou continuamente acelomados. A excreção é realizada por um par de protonefrÃdios monoflagelados.
